Karl Marx e Engels,viveram no século XX e suas idéias revolucionárias ainda refletem em nossa sociedade.
Marx foi um intelectual alemão e um dos fundadores da sociologia,também teve forte influencias na filosofia,na economia e na história.Seu conhecimento humano não era fragmentado como são os conhecimentos atuais.Antes de qualquer outro tipo de ser,Marx se destacou como um revolucionário de sua época,tendo o apoio de seu amigo Engels.Mesmo nos dias atuais é difícil analizar a sociedade sem fazer referências à Marx.
Marx contou com o apoio de seu amigo Engels,um filósofo alemão que sabia analizar a sociedade de forma eficiente e muito se impressionava com a miséria na qual viviam os funcionários das fábricas de sua família e por tal motivo aproximou-se de Marx; e juntos debateram fatos da sociedade que até então ninguém ousava protestar.Suas idéias eram debatidas com Hegel,Ludwig,Feuerbach,Popper Maquiavel e Hobber entre outros.Eles também tinham simpatizantes,mas devido a repressão da época pouco se revelavam.A amizade dos dois ia além de pensamentos em comum e ideais à lutarem.Marx teve um filho,fruto de um relacionamento extraconjugal,que foi por Engels reconhecido,uma vez que vivendo numa sociedade tão conservadora o verdadeiro pai não poderia assumir.
Juntos,Marx e Engels criaram o Marxismo,que é um conjunto de idéias filosóficas,econômicas,políticas e sociais;que interpretavam a vida social conforme a dinâmica da luta de classes e viam a transformação da sociedade de acordo com as leis do desenvolvimento histórico e de seu sistema de produção.Essas idéias por eles defendidas tornaram-se base para a doutrina dos países comunistas.
Segundo Marx,o passado é nossa base,o presente nosso trabalho e o futuro nosso objetivo comum.
Não podemos deixar de considerar que mesmo sobre repressões,Marx conseguiu deixar obras que nos dias atuais ainda são lidas e debatidas,um sinal de que suas idéias continuam vivas.Faço aqui uma relação com o que lemos sobre os três tipos de dominação anteriormente por nós estudado.Vivemos em séculos diferentes de Marx e Engels,mas sofremos os problemos por eles debatidosComo a falta de uma política justa e humana;que venha em defesa do oprimido,que é maioria na sociedade,tanto atual quanto a do século XX.
sábado, outubro 28, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Sônia. Tua atividade está respondendo às questões, mas o mais rico do teu trabalho está no comentário que fizestes, comparando os textos lidos. Esta atitude é fundamental, fazer ligações entre o que estudamos e a realidade.
Um abraço.
Fátima
Postar um comentário