domingo, outubro 22, 2006
ECS 5-Weber
Após ler sobre Max Weber e conhecer um pouco sobre suas principais idéias com relação ao conhecimento,que segundo ele nunca chega ao fim,desde que se consiga uma separação do conhecimento impírico da ação prática,e saber que sua fundamentação e definição de valores tem por base a filosofia neokantiana,que define fatos e valores,e também como as diferentes maneiras que o ser humano se deixa dominar,independente do tipo de dominação.Percebi que o autor defende a existência da comunidade no interior da sociedade,comunidade essa em que deve,ou pelo menos deveria, estar presente a família.Dessa forma sutil ele nos faz compreender que o fenômeno social no qual o sujeito está inserido é que vai definir as ações desse,e que devemos conhecer essa realidade social,(no nosso papel a dos nossos alunos)para entender o sentido de suas ações e comportamento,quando então podermos direcionar certas ações de forma que essas não se reflitam nos outros.Acontece que na prática esse tipo de conhecimento social está cada vez mais defasado,pois muitas vezes não conhecemos os responsáveis(já estou começando a me abtuar à esse termo em vez de pais),o que dificulta a clareza da realidade.Aproveito para expôr um fato no qual presenciei durante essa semana,em que se evidencia a ignorância que temos da realidade e,culpo por isso os responsáveis que nunca dispõem de tempo para irem até a escola,o que nos deixa sem informações mais aprofundadas sobre nossas crianças.Um menino de sete anos,que está na primeira série relatou-nos que quem o acorda pela manhã é o celular,pois a mãe sai mais sedo para trabalhar.Não toma café porque não tem quem faça,e após a aula,fica em casa jogando videogame até a hora da "mãe",se é que podemos usar essa nomenclatura,chegar.Desse ocorrido, concluimos que se a família não se deixar conhecer, nunca saberemos qual é a realidade social de nossos alunos,pois acreditávamos que esse menino tivesse um outro padrão,quando na verdade o fato demontra a conduta moral e a importância de valores errados na vida desse ser humano.E por incrível que pareça esse não é o único caso em que um aluno apresenta dificuldades em organizar seus conhecimentos devido ao seu contexto social.Apresento essa fala como prova de tudo que li sobre as idéias de Weber,tanto em relação ao conhecimento como na maneira que as pessoas se deixam dominar.
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