quarta-feira, julho 25, 2007


Só há uma coisa mais importante que ter amigos.É ser amigo(a)!

domingo, maio 13, 2007


Ser mãe!
Hoje recebi muitos abraços e votos de parabéns pelo "meu dia",mas acreditem ou não,tudo isso só aconteceu porque Deus me deu a maravilhosa graça de ser mãe,não simplesmente mãe,mas sim,mãe dessa criança encantadora que é a Adriele.Por isso,me dou o direito de no dia de hoje mostrar a todos o meu maior tesouro e compartilhar com meus colegas essa alegria e satisfação de estar comemorando o meu 6º Dia das Mães!

terça-feira, abril 17, 2007

Bixos!


E aí,até quando vamos aguardar para conhecermos oficialmente nossos(as) colegas "Bixos"?!

domingo, abril 08, 2007

Somos um grupo e teremos que nos ajudar!


É isso mesmo pessoal,a palavra ajuda deverá fazer parte em nosso cotidiano,pois nossos novos colegas estão chegando e com certeza seremos úteis a eles.Mesmo que pareça que sabemos pouco,não devemos esquecer que se cada um contribuir com o pouco que sabe,no final conseguiremos ajudar muito.Desejo as boas vindas aos novos colegas e muitas realizações a todos nós!

domingo, abril 01, 2007

Amigos(as)!


Queridos(as) colegas,jamais esqueçam que os amigos são anjos que nos carregam quando uma de nossas asas está quebrada.Que nessa nova etapa da nossa trajetória possamos nos tornar ainda unidos e companheiros uns dos outros!

terça-feira, março 27, 2007

A luta continua!


Lá vamos nós novamente,porém com um pouco mais de experiências.

Espero que parem de nos denominar como "antigas",pois afinal,seremos sempre as primeiras!

terça-feira, janeiro 02, 2007

Desafio 2-TICS

Vivemos numa sociedade que busca se atualizar diante das tecnologias que são apresentadas a cada novo dia,porém a realidade de nossas escolas não acompanham essa revolução,muito pelo contrário,a maioria está muito atrasada,tanto na sua estrutura quanto no desenvolvimento do seu grupo de professores.Começo uma análise pela minha própria escola que já teve um telecentro e hoje encontra-se lá uma sala com computadores,impressora e até um monitor;porém nada disso para uso de nossos alunos.Tudo está à espera de um novo projeto para só então poder ser usado.Enquanto isso,temos que conviver com os olhos curiosos das crianças que aguardam o dia em que poderão estar ali,compartilhando das maravilhas da informática.Numa visão pessoal,acredito que a disposição dos computadores da escola que observei é,dentro de suas possibilidades e realidade um passo a essa perspectiva futurista do que venha a ser uma educação com utilização da tecnologia como instrumento de auxílio,apoio e inclusão da informática,pois não observei nenhum projeto contínuo de trabalho realizado junto ao telecentro,apenas momentos oportunizados para que os alunos tivessem contato com o computador,sendo em sua maioria através de jogos que desenvolvesse o raciocínio.

Ano Novo!Novos desafios à vencer!!!!!



Pois é isso aí!Eu não poderia deixar de expôr meus anseios para 2007,mesmo consciente de que não será nesse ano que receberei meu diploma!Mas, com certeza,nesse Ano Novo irei aperfeiçoar ainda mais meus conhecimentos;para daqui a algum tempo fazer por merecer,não apenas um certificado de conclusão,mas um pacote fechado cheio de amizades,conhecimento e saberes que colocarei em prática junto aos meus alunos.Tenho certeza que desse primeiro semestre que passou,assim como dos próximos que virão,só teremos a ganhar.Nem que seja rugas de preocupação!(brincadeirinha).

quinta-feira, dezembro 28, 2006

ECS-11

As diferenças entre as várias redes de ensino no Brasil sejam elas pública municipal, pública estadual e federal ou privada são notáveis. Elas são o resultado, tanto histórico como imediato, de políticas implementadas. Porém, muitos professores,assim como eu, percebem diariamente a alarmante distância entre os discursos políticos que independem de partidos e a realidade das escolas.A maioria das políticas educativas são efetuadas através das leis regulamentadas, que por sua vez possuem um caráter extremamente abrangente e abstrato, para melhor entender, distante das questões práticas. Por exemplo: segundo a Lei de Diretrizes e Bases todo aluno tem direito a ensino de qualidade, mas o que é um ensino de qualidade? Quais os meios para se alcançar?Nós como professores não podemos assumir uma forma politicamente passiva, mas devemos reivindicar e lutar por causas práticas, como uma escola com melhores instalações, recursos e até remunerações para que sejam mudadas as políticas de maior escala.Vemos as maravilhas da tecnologia,mas não colocamos na prática com nossos alunos. O governo diz priorizar a educação e fala em repasse de verbas destinado ao ensino,só que não há uma fiscalização para ver se realmente chegaram aos seus destinos. Por mais que este seja um discurso já bastante debatido, ainda não é o suficiente! Em meio às reflexões sobre as questões do ensino privado e público, da privatização e estatização, é importante evidenciar o real fator da discussão, o dinheiro. Vivemos sim em uma sociedade capitalista, e não é se preocupando em mudar esta condição que alcançaremos o ensino de qualidade, talvez por isso o ensino privado tenha tanto sucesso. Não assumimos que o problema é justamente a falta de recursos,em outras palavras, falta de dinheiro. Ou na má distribuição desse!A falta de atitude mais firmes e com uniformidades faz com que haja um desencantamento por parte dos professores que irá refletir no aluno e conseqüentemente na sociedade.

segunda-feira, dezembro 18, 2006

ECS10-Ser Professor/a


sonia mara homemSer Professor/aApós a leitura da obra de Paulo Freire:"Pedagogia da Autonomia",cheguei a conclusão de que ser professora nos dias atuais é difícil,mas mais complicado ainda é ser aluna.Já estou super atrasada com esse trabalho porque não entendo como fazê-lo e em virtude de ser final de ano não encontro tempo de ir ao pólo.Que sufoco!!!!Mas ainda na incerteza de estar fazendo o correto e falando da obra lida;tenho, que ser professora é um ato de total amor ao que fazemos,pois ensinar exige isso!Ensinar exige disponibilidade para também aprender com o aluno numa troca de conhecimentos.Devemos respeitar os saberes e os conhecimentos assim como as diferenças que cada um de nossos alunos trazem de bagagem.Precisamos estar preparados para aceitar o novo e não nos deixar discriminarem nosso potencial.Também temos que unir o bom senso,a humildade e principalmente o prazer naquilo que realizamos.Nunca iremos transmitir confiança tremendo de medo,da mesma forma não vamos despertar interesse,alegria e satisfação em nossos alunos se nós não nos sentimos satisfeitos e valorizados.Ensinar é um ato tão humano que mesmo sem querer acabamos transmitindo até aquilo que gostaríamos que ficasse oculto dentro de nós,mas num ou mais momentos desabrocha e mostra-se evidenciando todo o desencanto que os professores vem sentindo ao longo de suas carreias.

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Ecs9-Educação,Formaçao e Trabalho.

Após a leitura fiquei ainda mais convencida da importância da educação na formação humana,uma vez que vivemos em sociedade e esta espera que sejamos sujeitos participativos.No entantanto percebemos que essa valorização da educação,na maioria das vezes fica só na teoria,enquanto que na prática vemos outros valores sendo colocados em primeiro lugar.Sabemos que a formação do pensamento humano com relação a valores e condutas está relacionado ao meio em que ele vive e nesse determinante ele irá estabelecer suas necessidades.Dificilmente essas necessidades estarão de encontro a suas vontades,desenvolvendo assim uma formação prazerosa,o que seria o ideal!No entanto vemos a anulação das vontades individuais para que seja realizada a vontade social,onde o ser possa a atender à uma sociedade e não a sua realidade humana.O homem com isso passa a valorizar o TER e esquece da importância do SER,mesmo que isso lhe traga sofrimento!São anos de formação de um ser humano em que desconhece a sensibilidade,para a formação de um ser que só presa as necessidades práticas.A História tornou o homem um ser objetivo,por isso afirmamos que os valores ficam só na teoria e que na prática é esquecida,uma vez que a sociedade cobra do homem uma formação para o trabalho,indiferente se esse trabalho irá satisfazer suas necessidades individuais,bastando que satisfaça as necessidades sociais.Resumindo,o homem vive para satisfazer as determinações exteriores e deixa adormecida sua riqueza interior,mostrando que o papel social da educação seria de transformar esse tipo de formação humana,a qual é voltada para o adquirir;e revolucionar com reflexões na qual o ser humano teria que agir segundo sua concepção de valores morais.

segunda-feira, novembro 27, 2006

Ecs-9

Somos conscientes de que a educação é a ponte que fará a formação do homem para o trabalho,porém temos dificuldades de conduzir o homem até essa ponte.Poucas pessoas sabem que na vida não temos tempos para ensaios,mas diariamente ela nos dá chances para recomeçar,só lamento que tão poucos fazem uso dessas chances!

sábado, novembro 25, 2006

Nossa tragetória até aqui!!!!!!!!!!!


Acredito que a figura já diz tudo,mas não consigo me reter só na leitura,sou obrigada a fazer algum comentário;e o que farei agora é para todos nós.
Sabemos que é uma barra esse "primeiro" final de ano como professores e alunos da UFRGS, mas como destaquei é o primeiro!Com esforço,coragem,dedicação(pois não pensem que é fácil ficar lendo e postando às 4:00 da madrugada) nós teremos muitos outros.Quando foi para encontrar as figuras precisei de uma ajuda,mas hoje,tendo que ler os e-mails das colegas de outros pólos,me senti ainda mais estimulada,pois são tantas pessoas novas que conhecemos e que compartilham angústias e alegrias conosco,que nos levam a compreender o quanto é gratificante ser professora,apesar das dificuldades encontradas ao longo do caminho e como é prazeroso esse gostinho de ser aluna!


terça-feira, novembro 14, 2006

Esse será nosso final de ano!


Vamos ter que mergulhar de cabeça !Mas juntas iremos até o fim,que ninguém decida ficar pardido dentro do computador.

Beijos!Sônia

sábado, outubro 28, 2006

Consegui!



Hoje venci mais um desafio!Consegui inserir algumas imagens para tornar meu blog mais bonitinho.

ECS-7-Marx e Engels

Karl Marx e Engels,viveram no século XX e suas idéias revolucionárias ainda refletem em nossa sociedade.
Marx foi um intelectual alemão e um dos fundadores da sociologia,também teve forte influencias na filosofia,na economia e na história.Seu conhecimento humano não era fragmentado como são os conhecimentos atuais.Antes de qualquer outro tipo de ser,Marx se destacou como um revolucionário de sua época,tendo o apoio de seu amigo Engels.Mesmo nos dias atuais é difícil analizar a sociedade sem fazer referências à Marx.
Marx contou com o apoio de seu amigo Engels,um filósofo alemão que sabia analizar a sociedade de forma eficiente e muito se impressionava com a miséria na qual viviam os funcionários das fábricas de sua família e por tal motivo aproximou-se de Marx; e juntos debateram fatos da sociedade que até então ninguém ousava protestar.Suas idéias eram debatidas com Hegel,Ludwig,Feuerbach,Popper Maquiavel e Hobber entre outros.Eles também tinham simpatizantes,mas devido a repressão da época pouco se revelavam.A amizade dos dois ia além de pensamentos em comum e ideais à lutarem.Marx teve um filho,fruto de um relacionamento extraconjugal,que foi por Engels reconhecido,uma vez que vivendo numa sociedade tão conservadora o verdadeiro pai não poderia assumir.
Juntos,Marx e Engels criaram o Marxismo,que é um conjunto de idéias filosóficas,econômicas,políticas e sociais;que interpretavam a vida social conforme a dinâmica da luta de classes e viam a transformação da sociedade de acordo com as leis do desenvolvimento histórico e de seu sistema de produção.Essas idéias por eles defendidas tornaram-se base para a doutrina dos países comunistas.
Segundo Marx,o passado é nossa base,o presente nosso trabalho e o futuro nosso objetivo comum.
Não podemos deixar de considerar que mesmo sobre repressões,Marx conseguiu deixar obras que nos dias atuais ainda são lidas e debatidas,um sinal de que suas idéias continuam vivas.Faço aqui uma relação com o que lemos sobre os três tipos de dominação anteriormente por nós estudado.Vivemos em séculos diferentes de Marx e Engels,mas sofremos os problemos por eles debatidosComo a falta de uma política justa e humana;que venha em defesa do oprimido,que é maioria na sociedade,tanto atual quanto a do século XX.

quarta-feira, outubro 25, 2006